segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BRINCAR É APRENDER

DIVERTINDO-SE, A CRIANÇADA APRENDE A SE RELACIONAR COM OS COLEGAS E A DESCOBRIR O MUNDO Á SUA VOLTA.
POR ISSO,É PAPEL DA ESCOLA GARANTIR ESPAÇOS PARA ATIVIDADES LÚDICAS, TANTO E SALA DE AULA COMO AO LAR LIVRE.

É HORA DO RECREIO. NO PÁTIO, UM GRUPO DE ALUNOS SE DIVERTE FAZENDO ADIVINHAÇÕES ENQUANTO OUTRO DISPUTA FIGURINHAS JOGANDO BAFO-BAFO. ALGUNS FAZEM FILA EM FRENTE Á CORDA E, AO PULAR, CANTAM LADAINHAS. AS MELODIAS SE MISTURAM COM A GRITARIA DO PEGA-PEGA, QUE SE ESPALHAM POR TODOS OS LADOS. AO AR LIVRE, DENTRO DA SALA DE AULA, EM FORMA DE GINCANA OU JOGOS, BRINCADEIRAS SÃO SEMPRE BEM-VINDAS, TANTO EM MOMENTOS DE RECREAÇÃO COMO EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM. ENQUANTO SE DIVERTEM,AS CRIANÇAS NEM IMAGINAM QUE ESTÃO SE CONHECENDO,APRENDENDO E DESCOBRINDO O MUNDO.
PARA GILLES BROUGERE, DA UNIVERSIDADE DE PARIS-NORD, AUTOR DO LIVRO BRINQUEDO E CULTURA, A
CRIANÇA NÃO NASCE SABENDO BRINCAR; ELA APRENDE, PRIMEIRO COM A MÃE E DEPOIS COM OUTROS FAMÍLIARES. E ASSIM É DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS. POR ISSO, DIVERSOS CIENTISTAS, ANTROPÓLOGOS, PSICÓLOGOS E SOCIÓLOGOS FOCARAM SUAS PESQUISAS NA RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM O LÚDICO. O HISTORIADOR HOLANDÊS JOHAN HUIZINGA (1872-1945), POR EXEMPLO,CHEGOU A CHAMAR O HOMEM DE HOMO LUDENS (HOMEM QUE BRINCA),FAZENDO UMA REFERÊNCIA A HOMO SAPIENS (HOMEM QUE PENSA) E A HOMO FABER (HOMEM QUE TRABALHA). PARA HUIZINGA, A CAPACIDADE DE JOGAR É TÃO IMPORTANTE PARA A NOSSA ESPÉCIE QUANTO O RACIOCÍNIO E A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS.
O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DIZ QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS PROPICIAM A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS INFANTIS POR MEIO DA ATIVIDADE LÚDICA. ¨POR ISSO, É FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA VEJA AS BRINCADEIRAS COMO ALGO SÉRIO, QUE DEVE SER UTILIZADO POR TODO O CURRÍCULO ESCOLAR¨,DEFENDE A PROFESSORA MONICA APPEZZATO PINAZZA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO(USP).

JOGO,BRINQUEDO E BRINCADEIRA

NA TEORIA QUE EMBASA O BRINCAR, HÁ MUITA CONFUSÃO SOBRE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS BRINQUEDO, BRINCADEIRA E JOGO. NOS DICIONÁRIOS, OS SIGNIFICADOS E EQUIVALEM. NO ENTANTO, NO SENSO COMUM, BRINQUEDO É USADO PARA OBJETOS COMO BONECA, BOLA,CARRINHO ETC.:JÁ BRINCADEIRA REMETE Á IDÉIA DE AÇÃO E MOVIMENTO, E ENVOLVE OS TRADICIONAIS ESCONDE-ESCONDE, CIRANDA, CASINHA E OUTROS; E JOGOS É UMA ATIVIDADE COMPETITIVA, COM REGRAS E PROCEDIMENTOS, COMO NOS JOGOS DE TABULEIRO OU DE QUADRA.



ESTE TEXTO PERTENCE A CRISTIANE MARANGON DA REVISTA DO PROFESSOR NOVA ESCOLA

Nenhum comentário: